Destaques...

quinta-feira, 14 de julho de 2016

Tipos de lesões...

Lesões Esportivas...




1)Luxação:É o deslocamento traumático agudo ou permanente das superfícies que compõem uma articulação e que, assim, perdem suas relações anatômicas normais. Pode originar-se de traumatismo, malformação (luxação congênita) ou de lesões outras, como artrites que incidam sobre articulação. Trata-se de uma lesão grave.

2)Entorse : é um movimento anormal de uma articulação, que vai além da capacidade dos ligamentos daquela região. A entorse pode provocar lesões ligamentares e pode ocorrer sem que haja, necessariamente, luxação (ou seja, sem que os ossos da articulação saiam do lugar). Outros nomes comuns são "mau jeito", estiramento ou distensão de ligamento.

3)Distensão ou estiramento : dá-se quando as fibras musculares ou os tendões alongam-se além do seu normal.

4)Contusão : quando existe um trauma em qualquer parte do corpo provocado, por exemplo, por uma pancada, um chute ou uma bolada que gera um hematoma.

5)Fratura: a perda de continuidade de um tecido ósseo. Pode ser com ou sem desvio. Atletas podem ter fraturas por estresse, ou seja, por excesso de atividade. As fraturas da tíbia são as mais freqüentes.

6)Cãibra : é a contratura involuntária do músculo. Pode ocorrer por diversas causas, como o acúmulo de ácido lático, ou devido a uma alteração no metabolismo de alguns elementos, como sais minerais, potássio e cálcio, entre outros. O músculo entra em espasmo e contrai sem controle voluntário do organismo.

7)Tendinite: inflamação no tendão, cordão ou feixe fibroso que fica na extremidade dos músculos, devido à repetição excessiva de movimentos, mas que só inflama quando se torna repetitivo e crônico.

Normalente, primeira medida para estas lesões é aplicação de gelo, depois proces serviço médico...após o tratamento, volte a ativa, não deixe isso como empeçilho, ok?

quarta-feira, 13 de julho de 2016

Os 10 esportes mais praticados no Brasil





1 – Futebol: Torcer é sempre bom, mas nem só de arquibancada vive o esporte no país. A primeira paixão do brasileiro também é preferência nos clubes e escolinhas, e garante pouco mais de trinta milhões de pessoas praticando ativamente o esporte no Brasil. Difícil, mesmo, é conseguir se profissionalizar. Mas nenhuma dessas trinta milhões de pessoas dispensa uma pelada de fim de semana…

2 – Vôlei: O esporte ganhou duas medalhas na última edição dos jogos olímpicos, sendo ouro o vôlei feminino e prata o vôlei masculino. A ascensão do esporte nos pódios mundiais e olímpicos pelos anos afora acabou conquistando o público, que hoje faz do vôlei o segundo esporte mais praticado no país, com a metade dos praticantes de futebol: 15,4 milhões de pessoas se dedicam a dar manchetes e saques em quadras do Brasil inteiro.

3 – Tênis de Mesa: Acredite se quiser, o tênis de mesa é o terceiro esporte mais praticado no país. O esporte conta com doze milhões de mesatenistas em solo brasileiro e faz suar tanto quanto qualquer outro esporte. Além disso, desenvolve habilidades como lógica, estratégia e rapidez. Por isso é tão popular.

4 – Natação: Com onze milhões de praticantes no Brasil, o esporte vem se tornando uma potência nacional, e é difícil não ver um brasileiro em pódios de competições mundiais. A natação é, também, um dos esportes que mais melhoram o condicionamento físico de seus praticantes.

5 – Futsal: A paixão pela bola é tanta que essa outra modalidade do jogo mais popular do Brasil fica em quinto lugar na lista de mais praticados. O futebol de quadra tem 10,7 milhões de atletas no Brasil. Visto que os times são compostos de seis pessoas, haja campeonato para juntar esse tantão de gente…

6 – Capoeira: A luta mais popular do Brasil, de origem africana, é a capoeira, que se divide em jogo, dança, luta e arte. É bonito de olhar e super gostoso de praticar. Prova disso é que o esporte tem nada menos do que seis milhões de adeptos em todo o país.

7 – Skate: Se o basquete é o esporte mais popular dos Estados Unidos, no Brasil ele nem entra na lista de mais praticados. Ao invés dele temos esportes como o skate, algo bem alternativo, que é a paixão de quase três milhões de pessoas em território nacional. E, claro, é outro esporte tipicamente americano.

8 – Surfe: Com um litoral do tamanho do nosso, era de se esperar que um esporte náutico estivesse na lista dos mais populares. O surfe tem 2,4 milhões de adeptos e praticantes no Brasil, e a comunidade só cresce ao longo dos anos. A receita? Ser um esporte de intenso contato com a natureza, além de dar uma aura de meditação ao atleta…

9 – Judô: Dentre as artes marciais mais populares do Brasil (país que criou o jiu-jitsu, por exemplo), está o judô. Esporte olímpico, contabiliza um número de 2,2 milhões de judocas espalhados país afora. Por ser, também, uma das artes marciais mais intensas, exige muita concentração, preparo e treino.

10 – Atletismo: Correr faz sempre muito bem para o corpo e a mente, e ainda dá para se profissionalizar no esporte, que tem hoje 2,1 milhões de praticantes no Brasil. Isso contando apenas os profissionais e semi-profissionais, e não aqueles que correm por prazer ou apenas para manter a forma. É, também, um dos esportes que mais cresce em número de adeptos no país, por ano.


Fonte: Esporte.esp.br